A nova Identidade visual do Município de Vila Nova de Gaia foi concebida com o propósito de reforçar a identidade do Município, fazendo prevalecer elementos visuais que, sendo facilmente identificáveis, sublinham a importância simbólica da Autarquia enquanto estrutura promotora da identidade coletiva.
Gaia é singular, única, mas ao mesmo tempo plural. Tem tradição e modernidade, passado e futuro. Tem campo e mar. Tem cultura e tecnologia, conhecimento e empresas. Desdobra-se em quatro grandes áreas que abraçam quatro mundos num só: natureza, energia, património e mar, O logo reflete essa multiplicidade. As 4 letras de cores distintas que formam a palavra Gaia representam esses 4 mundos que o concelho guarda em si. A grelha de construção que deu origem ao lettering nasceu das 8 colunas que sustentam a igreja da Serra do Pilar. Se as unirmos em linha reta temos uma forma octogonal marcante.

Natureza - Gaia é terra-mãe numa relação fortíssima com a natureza que é uma tessitura de todos os gradientes do verde. Num princípio do maior respeito pelos valores da natureza e do ambiente. Um território natural costurado em história, memórias e tradições. É o colorido das comunidades locais e da sua sintonia com a terra-mãe. 
Energia - Falar de energia é falar do sol, da vida e do trabalho. É falar das pessoas, das instituições, das empresas e das sinergias que se criam entre elas. É falar do potencial humano, da vontade de fazer, criar e agir.
Património - A vida das pessoas num espaço físico conta uma história. Faz história. Tradições e festas populares enchem o concelho em notas de genuinidade e autenticidade.Por cada gaiense há 3.5 turistas a visitar o Património das Caves do Vinho do Porto.
Vida​​​​​​​ - A ligação à água, ao oceano Atlântico, ao rio Douro e aos inúmeros rios e ribeiras que atravessam o concelho e que marcam muita da atividade social e económica da maioria dos gaienses é outra das dimensões da marca.
Back to Top